terça-feira, 21 de maio de 2013

Buenos Aires



Toda, ou parte, desta beleza está indo embora...

Viagem de maio de 2013

Só para passear, nenhum compromisso a não ser com o hedonismo...tudo de bom, tudo de gostoso interessa. O tempo ajudou, com um pouquinho de chuva que é para esfriar ainda mais um pouco.

Sem muitas expectativas alguns restaurantes reservados..Parú los inkas, Sirop, La Cabrera, Social Paraíso, Sagardi...e alguma brecha para as surpresas que sempre surgem.

Vou dividir por itens, que facilita muito...e posso colocar os links nos nomes mais facilmente. Fotos, Val Galvão, ficam para uma próxima viagem...nem trouxe a máquina e não gosto de usar o celular como máquina fotográfica, então, ficou na mochila. Claro, em lugares frios a mochila só serve para atrapalhar, ficando por cima dos casacos, as pessoas desprevenidas ficam parecendo camelos...um horror. 


Por falar em horror, a decadência de Buenos Aires é o próprio, fosse eu Marlon Brando diria com propriedade: ..."o horror, o horror..." e nem por isso seria coronel.Conversando com as pessoas, nas ruas, nas lojas e em táxis (um outro tópico aqui), todos destacam a situação difícil do país, a desesperança com o atual governo e o medo do que está por vir. O hoje já é assustador o suficiente para quem vem a BAires com frequência: muitas lojas fechadas, as ruas sujas, uma ou outra obra,os lugares vazios. Hoje, domingo, na feira de Santelmo, escutamos apenas o português, quase nenhum europeu e as ruas não estavam cheias. Brasileiro é um sinônimo de possível comprador ou gastador, e o melhor exemplo da crise é a falta de moedas, já que o governo não tem dinheiro para mandar fazer as moedas de um peso...nem sei se é a verdade, mas parece muito possível. Para andar de ônibus é preciso ter o dinheiro trocado (PA$3,00) e o metrô 3,50...sem moedas, não pudemos tomar o ônibus, um de nossos esportes de viagem favoritos...nem os Correios têm as benditas, vejam só.
Buenos Aires e seus jacarandás maravilhosos
Andei lendo que BAires está cara...só se for para quem não sabe fazer  contas. O câmbio oficial (em bancos e casas de câmbio) perde longe para a realidade, basta ser discreto no aproach e praticamente todo lugar aceita dólares, de 8.00 a 10,00 pesos por dólar e até 4,00 por real. Os shoppings fazem o jogo duro da aparência, daí estarem vazios e com pouca gente comprando. Há um medo pelo ar do qual não detectei a causa, as pessoas têm medo de fazer o câmbio, mas fazem, aquela coisa de gay machão, dificultam, mas fazem...ou dão...

Comer uma boa carne em BAs pode ser uma luta!!Cuidado!!!
COMIDA: Pode-se jantar e almoçar muitíssimo bem por até R$70,00 para dois, incluindo uma garrafa de vinho. Os locais top são um pouco mais caros, mas em relação ao Brasil e , particularmente, ao Rio de Janeiro, os três estrelas estão de graça para o nível....quase compensa vir aqui só para comer...Nosso maravilhoso jantar no Parú Inkas, com entradas, pratos, sobremesa, vinho Catena DV, atendimento simpático e (olha a conjunção aditiva aí, pessoal dos restaurantes do Rio) profissional, ficou em torno dos us$ 170,00 - mais ou menos 350,00 reais os dois. Na cidade olímpica 2016 este seria o preço da garrafa de vinho, sem contar as copas de prosseco....hum....e o restaurante, que fica dentro de um parque lindo, é considerado um dos mais caros, junto com o  Osaka, de BAs. E lembro que só não foi mais barato este jantar porque o câmbio foi ruim.

Parú-Inkas!!Digam à Jéssica que eu mandei vocês!!!
O restaurante La Cabrera foi uma decepção, tínhamos reserva. Não gostamos de nada, nem da comida, nem do ambiente, embora tenha sido muito recomendado, inclusive pelo maitre Ramon, do El Fervor, e por outra amiga em quem confiamos para o  assunto comida, Ana Florião, que também gostou. Por falar nisto, a Ana Florião tem um serviço de buffet maravilhoso, recomendo muito e lamento ter demorado tanto para criar uma situação de provar as comidas dela. Em matéria de carnes, prefiro o La Brigada e o El Fervor, embora tenha comido peixe neste - uma delícia, fresquíssimo, acompanhado de legumes grelhados. E o serviço, mais uma vez, competente e profissional...vamos aprender o que precisamos usar, não é Rio?

Empanadas!Prato nacional!!As de verdura são uma coisa, e eu adoro os pastéis (tipo torta) de verdura e queso....
Ainda no capítulo comidas, eu gosto de experimentar restaurantes e comidas, não me importo de, eventualmente, me dar mal. O El Estrebe tem uma comida muito boa e é barato, as empanadas do Le Juanito são bastante boas, as cantinas têm, em geral, empanadas e pastelões muito gostosos para um almoço rápido. O truque é confiar na intuição. Erros fazem parte e são divertidos..se encarados com o devido espírito.

Há anos tínhamos ido a Social Paradiso, e fomos jantar lá, boa comida, bom serviço, manteve o bom espírito. Julieta, que atende, é uma delícia de pessoa.

Para se divertir, não deixe de ir ao Sagardi, em plena Feira de Santelmo. Longe de ser uma armadilha de turista como a localização sugere, é divertido. Uma barra de pintxos, ou seja, um balcão de tapas espanholas com vinho em taça e cervejas e chopp. Divertido, cria chances de você puxar papo com alguém, e se não se perder o controle, fica barato. Não pude deixar de me lembrar do David Galvão, é o lugar dele em Buenos Aires.

Facturas!!Uma perdição!!Têm nome, mas isto não deve impedir você de comê-las!!
Ainda no capítulo comidas 2: não deixe de comprar uma ou meia docena de faturas - os pães doces deles- em uma confeitaria pertinho de você. Com certeza haverá uma e será uma delícia. E coma-as com café, melhor que o nosso, na média. Já a água mineral mais popular é um horror...

Passeios: eu ando em BAs...ando, ando e ando. Tem museus, parques, Bairro Chinês (estação juramento da linha verde), Barrancas de Belgrano, pertinho do Bairro Chinês; praças, Bairro Onze, a cidade toda se presta para andar, então ande...No bairro chinês foi muito recomendado o El Pobre Luiz,onde se come empanadas e pamplonas recomendadíssimas, mas só abre para jantar e perdemos a viagem, em termos. Almoçamos em um japonês, Nobiru, que desrecomendo totalmente. Duas novidades em BAs: os ônibus turísticos de dois andares e as ciclovias, aproveitem...

Cariocas têm a mania de pensar que certas coisas só acontecem no Rio, mas leiam esta: o canteiro central da avenida 9 de julho, orgulho dos portenhos e alegria dos visitantes, está sendo destruído para a construção de, pasmem, um corredor de ônibus!!!! Seria triste, muito triste, se não fosse mais uma manifestação do populismo que grassa pela nossa Sud America..a justificativa é atender aos despossuídos que moram nas pontas da avenida, como se não houvesse metrô e se os ônibus não fossem suficientes. São, viu, FETRANSPOR, antes que vocês apareçam com alguma ideia lesa-patria para o aterro do Flamengo. Seria só colocar ar condicionado nos ônibus...os de BA têm.

As dicas da Vejinha valem para BAs também!!!Barato e correto!!
TAXIS: muito mal falados, não merecem a má fama. Quer dizer, a nossa experiência não corrobora os comentários generalizados. Talvez devido à nossa tática de nos informarmos bastante sobre o lugar de destino, as ruas próximas, uma referência qualquer, não tivemos qualquer problema com os táxis que são, além do mais, baratos. O serviço do Tenda Leon, para mais de duas pessoas, parece caro, mas o retorno pela metade do preço faz ficar bastante razoável e não existe conforto sem preço.
Não achei foto do local novo, mas o link aí embaixo mostra! Papeleria Palermo
Notícia para quem é da área de encadernação: A Papelaria Palermo mudou-se, fica ainda nas proximidades do antigo endereço, agora é em uma casa muito bonitinha. Mais um lugar onde se pode notar as dificuldades por que passa o povo daqui: muitas, muitíssimas lojas fechadas, locais para vender ou alugar, as pessoas das lojas se queixando do movimento, dizendo que estão passando por um período muito difícil etc.  Mas não perdem a pose, acho que isso decorre da educação, uma vantagem que ainda vai salvar este país e condenar o gigante deitado em berço esplêndido à repetição da história, como tragédia, como farsa, como vaudeville, como experimento, mas nunca dando aquele passo à frente que evitaria o buraco da autocomiseração e do ufanismo sem limites, os dois andam juntos, tenho certeza que vocês já tinham notado.



E ainda tem a distribuidora Almagro, na Rua 24 de novembro,65 - são duas lojas, uma ao lado da outra. As linhas e cadarços são brasileiros, as dobradeiras e os cabeceados justificam a ida até lá e é pertinho do shopping Abasto, que eu não conheço. Comprei uma bonita peça de couro de cabra, a preço de bode...
O sítio diz que a Wussmann fica na Calle Venezuela, mas esta loja fechou. Agora só há a loja da Rua Rodrigues Pena, mas detectei falta de capricho no trabalho feito lá. Vale a pena conhecer...mas não vendem insumos, uma ou outra coisinha...

Os estúdios que pretendia conhecer- Rebora e Tarrico ficaram para outra oportunidade.

Está ficando longo, este post, então vou parar, lembrando que hoje não existe Buenos Aires secreta, essas bobagens feitas para atrair turistas desprevenidos. A ùnica chance de algum lugar ser secreto é não ter ninguém lá e você não viajou tudo isso, não aguentou o serviço de bordo da Gol, as esperas nos aeroportos, a classe C achando que avião é ônibus,  você não aguentou tudo isto para acabar sozinho em algum lugar, não é? Minha filosofia de viagem passa por aí: se está vazio, ou é muito caro ou é ruim. Acredite na sua intuiçao, experimente e depois nos conte. Mas não deixe de fazer a SUA viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejamos gentis...